Perguntas frequentes sobre limpeza de couro
Tire suas dúvidas sobre limpeza de couro e higienização de estofados feitos a partir desse tipo de material:
Mesmo com um número maior de pessoas evitando consumir produtos de origem animal, o couro ainda é amplamente utilizado em diversos segmentos: roupas, calçados, acessórios e até móveis estofados como os sofás. O couro é considerado um material nobre, devido à sua beleza estética e à sua durabilidade maior em relação a outros materiais. A limpeza de couro, entretanto, requer procedimentos mais cuidadosos. Para te ajudar a entender melhor essa questão, preparamos uma lista com algumas das dúvidas mais frequentes sobre o assunto:
1) O que a limpeza de couro tem de diferente das demais?
Um estofado de couro não pode receber o mesmo tipo de lavagem dos modelos mais tradicionais. Existe o risco de um produto ou equipamento inadequado danificar o revestimento de couro. Por isso, a limpeza profissional não significa lavar o couro, mas utilizar cremes e produtos específicos para o tratamento do couro, evitando danos e aumentando a vida útil do material.
2) É verdade que o couro pode ressecar e rasgar?
Com o tempo, o couro está sujeito a um ressecamento natural que pode tirar sua maciez e até ocasionar alguns rasgos e rachaduras no revestimento. Para que isso não aconteça, um estofado de couro precisa de higienização a cada seis meses, em média, além de passar pelo processo de hidratação com a mesma frequência.
3) Como é a higienização de um estofado de couro?
Enquanto a lavagem de um estofado tradicional consiste em aspiração profunda e pulverização de produtos bactericidas, a limpeza de couro segue um caminho diferente. Para higienizar, nós utilizamos um produto específico que remove as impurezas da superfície do couro já que, quando legítimo, o couro é naturalmente impermeável.
4) Preciso mesmo fazer a hidratação do couro? Como funciona?
Sem dúvida! É o que recomendamos junto com o processo de limpeza de couro no Rio de Janeiro. A hidratação é feita com a aplicação de um creme desenvolvido exatamente para essa finalidade. Se o estofado estiver em um local onde há incidência de luz solar, é necessário inclusive utilizar uma espécie de protetor solar que iniba os raios ultravioleta. A hidratação é a proteção mais adequada contra o ressecamento natural.
5) Posso limpar couro com água?
Não! Apesar de ser naturalmente impermeável, o couro não se dá muito bem com água. Se for utilizada na limpeza, a água pode causar manchas irreversíveis. Em caso de derramamento de água ou qualquer outro líquido, tente secar o local o mais rápido possível para evitar danos.
6) Quanto custa a limpeza de couro no RJ?
O preço varia de acordo com o modelo do estofado, suas dimensões e também o tipo de couro, que é bastante variável. Para fazer seu orçamento, entre em contato conosco e conheça nossa promoção e os outros serviços que oferecemos para os seus estofados.